O Bert me levou direto para a Henschel & Ropertz da cidade para que eu pudesse conversar com um dos dois diretores da empresa. Os antigos donos desta empresa eram judeus, mas durante a guerra tiveram que se mudar justamente para o Brasil, e por isso venderam a empresa para duas famílias de alemães (Henschel e Ropertz). O nome do diretor da empresa com quem eu conversei é Kai F. Brune, e ele estava bastante inseguro com o inglês dele, porque ele não falava inglês a mais de 20 anos. Imaginem...o inglês dele era ótimo...rs...eu entendi tudo. Ele me deu ótimas dicas e eu pude entender a diferenciação dos produtos dele e a forma com que eles procuram fazer da loja deles uma coisa interessante para os consumidores. Eu vi os preços e os modelos das roupas para bebês aqui, e conheci toda a loja. Foi realmente muito gostoso. Eles tem dois tipos de produtos: Os básicos, que são procurados por clientes que saem de casa sabendo exatamente o que desejam, e os estilizados, que são produtos diferentes para as pessoas que saem de casa sem saber o que querem comprar e nem onde. Para a segunda linha de produtos, eles tem que criar a necessidade dos clientes, mas esses produtos não são normalmente repostos após a venda. Já a primeira linha de produtos deve estar sempre completa na loja. Ele disse que o tempo de reposição de uma peça varia de 1 a 8 dias, e por isso, eles solicitam diáriamente a reposição de todos os produtos básicos que a loja vendeu, para que eles não faltem e para que eles não criem um estoque muito grande. Mas ai vão alguns dados interessantes: Os produtos de uma estação que não conseguem ser vendidos, acabam sendo liquidados com 80% de desconto. Eles perdem mensalmente cerca de 170 mil Euros com pessoas que roubam peças de dentro da loja. E ainda acham isso um número pequeno. E eles pagam 1200 contas por dia em média, decorrente do fornecimento diário de materiais. Ai vão algumas fotos:
Saímos da loja e fomos pegar o carro no estacionamento... tirei uma foto da humilde e gentil pessoa que nos atendeu lá...hehe... lindo não?

Nos encontramos com a Leda que passou o dia no principal jornal da cidade, conversando com os redatores e trocando experiências. O sorriso dela ia de orelha a orelha. Como o Haroldo e o Daniel estavam em Frankfurt visitando a bolsa de valores, e o Peterso estava em um fórum de tradução também em Frankfurt, eu, a Leda, a Renata e o Bert nos encontramos com o hospedeiro da Renata para almoçar em umrestaurante muitogostoso. Só pra sacanear todo mundo que acha que comer na Alemanha é caro...ai vai uma amostra: Esses 4 pratos por apenas 12 euros.




Muito bem... após comermos mais do que podíamos, fomos visitar uma cidade a cerca de 1 hora de viagem de Darmstadt chamada Michelstadt. Sendo uma das cidades medievais mais antigas da Alemanha, pudemos apreciar uma arquitetura bastante peculiar e curiosa. As casas eram construídas começando pelo esqueleto de madeira, e depois os vãos das paredes eram cobertos com uma espécie de argila. Hoje em dia, podemos ver os efeitos do tempo nestas casas...
As madeiras estão entortando, o que dá um ar bem rústico para a cidade.
Tivemos o prazer de visitar também um museu de casinha de bonecas com miniaturas das casas da época. Tinha de tudo um pouco lá... coisas de 1600 e ainda mais antigas. Seguem algumas fotos interessantes.

Finalmente voltamos para Darmstadt para participar da reunião do Rotaract da cidade. O presidente Hans-Peter nos recepcionou muito bem. Embora eles não usem o sino e nem tenham uma pautabem definida como estamos acostumados, realizam trabalhos realmente notórios. O presidente começou a reunião com um vídeo de um projeto magnífico de internacionais realizado em Alexandria que visa ajudar mulheres realmente miseráveis a recomeçar a vida. Com apoio da fundação dos Rotarianos da Alemanha, o Rotaract daqui realiza uma série de entrevistas com várias mulheres que se inscrevem, e selecionam aquelas que estão em situação mais crítica. No projeto, essas mulheres aprendem a escrever, ler, a costurar, a cuidar das finanças da família, e são auxoliadas a montar seus próprios negócios. Hoje o projeo atende 150 famílias e podemos perceber que essas famílias, por contarem com mulheres menos hignorantes, passaram a ter menos filhos. Realmente uma coisa extraordinária. Além deste projeto haviam outros, e o presidente fez uma segunda explicação, mostrando oque é Rotaract e qual a real situação do clube deles (que conta com sócios com média de idade de 27 anos, em decorrência da facilidade de intercâmbio de estudantes) Finalmente, nosso grupo pode se apresentar, e aproveitando a presença do Lucas Corzilius, RDR do distrito deles, e próximo presidente da OMIR Alemanha, eu fiz vários importantes contatos que servirão para a vida toda, sem dúvida nenhuma.
Foi uma delícia.
Encerramos o dia no restaurante grego perto da casa do Bert, onde estiveram todos os IGÍstas e seus Hospedeiros (só o Peterso não estava).


Amanhã será um dia longo, e já são 3 da manhã...hehe... tenho que ir dormir. Abraços e Saudades
PS: Hoje falei com minhã mãe, pois é aniversário dela.... Mãe, te amo demais.
E se por acaso alguém tiver esquecido...rs... Ana... te amo ainda mais, esta manhã!!!
3 comentários:
Meu lindo..noossa adorei seu dia!
as comidasss =) ahahaaha
a loja de roupas de bebe.. q lindas amoor..
Futuro heein.. heheehehe
Ameei q vc lembrou de mim!
ee juro queria falar com vc no telefone tdos os dias..igual hoje =)
Te Amo Demais.. e com ctza mais hoje!
Beeijos com saudades!!!
Alee.
Putz, vc tb perdeu a geladeira. hahahahaha
Hummm, comida!! Da ate fome. E as sensacionais batatas fritas. Ai ai. rs...
Sensacional a ideia do blog.
Assim fica mais facil saber como vc ta, como andam as coisas e como vc ta aprendendo.
Beijoooo querido.
PS: Beijo pro Necchi
É impressão minha ou usaram um pneu de mesinha? rsrsrsrsr
Ah, cuidado com a balança, a tentação ai é grande.
Abraços pra vcs
Postar um comentário